Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Entre o mestrado e a especialização


Ingressar em um MBA é recomendado para quem fez curso de tecnólogo. 
Nem todos os profissionais que buscam um MBA (Master in Business Administration) vão se beneficiar do tempo e do dinheiro investidos. Ainda que uma qualificação extra seja sempre importante e que todo o conhecimento é bem-vindo, essa especialização com foco em gestão é mais útil para algumas carreiras do que para outras.

De acordo com Armando Pastore Mendes Ribeiro, diretor da Pensare Consultoria, concluir um MBA é especialmente recomendado para profissionais que atuam em áreas como marketing, finanças, logística e recursos humanos.

– Quem tem curso de tecnólogo, por exemplo, deve continuar a estudar, e o MBA ensina o que ainda não se aprendeu. Para algumas áreas, a especialização está se tornando quase uma obrigação e, em alguns anos, será tão natural quanto se formar na faculdade – analisa Pastore.

Um MBA tradicicional é um programa de conteúdo generalista, por meio do qual o aluno pode adquirir uma visão abrangente do ambiente dos negócios. Tem como base um programa norte-americano criado em 1908. Na versão brasileira, essa especialização mantém o objetivo de oferecer aulas voltadas a profissionais atuantes no mercado que não dispõem de tempo para encontros diários.

O diploma de MBA cursado no Brasil, porém, não é considerado um mestrado. O MBA é válido como uma pós-graduação lato sensu (que não habilita a dar aulas em universidades que exigem mestrado) e não stricto sensu (como é o caso dos mestrados acadêmicos).

Faça a escolha certa

Ø      Avalie se a instituição que promove o curso tem tradição e credibilidade no mercado.
Ø      Formados em Administração talvez não sejam beneficiados com o curso, pois muitas dos conteúdos podem repetir as lições da graduação.
Ø      Preste atenção se o corpo docente é qualificado e reconhecido no mercado, e leia com atenção o currículo do curso e as disciplinas que terá ao longo do programa.
Ø      As discussões travadas entre os estudantes são tão enriquecedoras quanto as aulas. Verifique se os colegas serão profissionais que já atuam no mercado.
Ø      Um bom ambiente de estudo é fundamental para o aprendizado. Por isso, observe a estrutura física oferecida visitando antecipadamente o espaço onde estudará. O ideal é que o local tenha uma biblioteca com livros de qualidade, acesso fácil à internet e salas de aulas confortáveis.
Ø      Para alguns consultores, o ideal é ter pelo menos um ano de vivência no mercado de trabalho antes de ingressar em um MBA para que o aluno possa aproveitar melhor o conteúdo discutido em aula e utilizá-lo no seu dia-a-dia.
Ø      Pesquise na empresa onde trabalha se isso vai valer algo para sua carreira e avalie se o diploma e os conhecimentos conquistados realmente farão diferença no seu currículo e no dia-a-dia de trabalho.

      Entrevista concedida por Armando Pastore, dono da comunidade Recursos Humanos, para o Jornal Zero Hora em março de 2009.

1 Comentário:

instantinsurance disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO