Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Indicadores de Desempenho em Recursos Humanos

A metodologia de mensuração de resultados em gestão do capital humano, através de indicadores de desempenho, é um poderoso instrumento que pode alavancar os negócios a partir de uma gestão de pessoas fundamentada em princípios e valores contemporâneos, geradora de resultados e riquezas econômicas, financeiras e sociais. 

Veja como analisar as principais áreas em RH: 

1. Eficácia organizacional
Os indicadores desta área podem ser considerados um espectro maior, como parte dos indicadores econômicos brasileiros. Devem ser relacionados ao desempenho dos cenários macroeconômicos do país em seus diversos ramos de atividade. A relação entre a gestão empresarial e a gestão dos recursos humanos demonstra o quanto a gestão do capital humano agregou de valor as empresas e identifica possíveis problemas e oportunidades de melhoria.


2. Estrutura de RH
Nessa área, os indicadores são relacionados diretamente com a área de RH, suas despesas, sua estrutura, seus serviços, sua remuneração, níveis e categorias de seus profissionais, quantidade de usuários atendidos pelo RH etc.

3. Remuneração
Os indicadores dessa área avaliam as estratégias e os sistemas de recompensa como aliança de médio e longo prazos. Entende-se que a transformação dos modelos de gestão organizacional necessita, especialmente, passar pelos sistemas de recompensa e reconhecimento, ou seja, que a remuneração variável dos executivos seja consequência de ações concretas em atração, desenvolvimento, preservação de talentos etc.

4. Benefícios
A área de benefícios complementa o tema “remuneração total” e permite a análise do sistema de recompensa praticado em sua totalidade. Políticas e sistemas de remuneração e benefícios competitivos no mercado são necessários, mas devem ser equilibrados, pois se de um lado afetam a capacidade de retenção de talentos das empresas, de outro devem assegurar o retorno do resultado de seus negócios.

5. Absenteísmo e rotatividade
Essa área chama a atenção para dois fatores muitas vezes controlados pela empresa de forma simplista e operacional, mas que são fontes de análise sobre custos e clima organizacional, ou seja, possibilidade de ganhos reais de produtividade, a partir de ações estratégicas na atração e na retenção de talentos.

6. Recrutamento e seleção
A área de recrutamento e seleção existe para prover a empresa de pessoas no tempo, qualidade e quantidade necessários, a um custo competitivo. Precisa ser competente e flexível para, rapidamente, identificar, atrair, selecionar e contratar os melhores profissionais do mercado de trabalho.

7. Educação e aprendizagem (T&D)
Na maioria das empresas, educação é uma das funções de RH que tem recebido maior atenção, análise, expectativa e cobrança de resultados. A necessidade de manter e ampliar o capital intelectual exige estratégias contemporâneas e altas somas de investimento em desenvolvimento humano.

8. Saúde ocupacional
Essa área relaciona os indicadores de saúde ocupacional e segurança do trabalho, principalmente os relacionados com acidentes do trabalho e doença ocupacional. Independentemente de onde se localize a responsabilidade por saúde ocupacional e segurança do trabalho, em RH e/ou em outras áreas, a gestão preventiva de acidentes do trabalho e de doença ocupacionais devem ser um objetivo primário dos gestores da organização em função da preservação da vida saudável.

9. Relações trabalhistas
Esta área tem o objetivo de apresentar informações para uma gestão estratégicas e proativa das relações trabalhistas e sindicais, não só com a força de trabalho própria, mas também com os profissionais terceirizados. É fundamental compreender as influências do cenário socioeconômico e político e da gestão de pessoas em relação aos valores e princípios organizacionais.

10. Perfil dos recursos humanos
Essa área traça perfil das pessoas do capital humano das empresas, sendo fundamental a análise dos resultados por categorias profissionais. Cada vez mais se torna importante que as empresas conheçam profundamente sua força de trabalho, seus clientes internos e, dessa forma, possam encantá-los.

Fonte: “Manual de Gestão de Pessoas e Equipes – Volume 2”, coordenado por Gustavo Boog e Magdalena Boog.

ATENÇÃO NOVOS SEGUIDORES

Para as pessoas que se tornarem seguidoras do blog, disponibilizarei uma planilha muito interessante de indicadores de desempenho em Recursos Humanos. Aliás, ela será muito útil. A planilha contém 105 indicadores de desempenho divididos em:
.
1) Indicadores para Eficácia Organizacional (13 indicadores);
2) Indicadores para a Estrutura do RH (14 indicadores);
3) Indicadores para Remuneração (19 indicadores);
4) Indicadores para Benefícios (09 indicadores);
5) Indicadores para Absenteísmo e Rotatividade (06 indicadores);
6) Indicadores de Recrutamento e Seleção (15 indicadores);
7) Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento (10 indicadores);
8) Indicadores para Saúde e Segurança no Trabalho (07 indicadores);
9) Indicadores para Relações Trabalhistas e Sindicais (05 indicadores);
10) Indicadores para Perfil dos Recursos Humanos (07 indicadores).
.
O sistema funcionará da seguinte maneira: acesse o blog através do endereço http://causosderh.blogspot.com e na coluna ao lado direito da página terá uma caixa escrita “SEGUIDORES”. Bem abaixo, clique no botão “SEGUIR”. Conecte fazendo login com uma conta do Google, Yahoo, Twitter, AIM, Netlog ou OpenId. Na página posterior clicar em “SEGUIR ESTE BLOG”. Para aqueles que não têm uma conta em um desses serviços indico criar uma no Gmail.


Depois de ser um seguidor, envie um e-mail (o mesmo cadastrado no blog) com o assunto “PLANILHA” para causosderh@gmail.com que, assim, você receberá uma planilha excel contendo todas as fórmulas dos indicadores de desempenho acima relacionados.
.
OBS: TODOS OS E-MAILS SOLICITANDO A PLANILHA POSTADOS AQUI NOS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS!

16 Comentários:

vcaballeros disse...

alguem pode me mandar a planilha de indicadores de rh

Cristiane disse...

Favor enviar a planilha para curriculo_amway@hotmail.com

MOCIDADE - IESF disse...

Por favor alguém, envia planilha de indicadores de benefícios para meu email: mayara.nagilla@gmail.com

Ira Becker disse...

ADOREI este blog!!!
Caramba, parabéns para quem o faz. Estás tocando no ponto nervoso da profissão.
Nunca vi nada igual mesmo.
Vou entrar sempre por aqui.
Se precisares de alguma coisa é só falar, OK???
Beijos Meus

Flávio Legieri Filho disse...

Bom-dia.
Realmente é muito interessante o artigo.
Somente ainda não recebi a planilha com os 105 indicadores para dar nota máxima...hehe

Leandro disse...

Boa noite.
Realmente é muito interessante o artigo.
preciso da planilha com os 105 indicadores para o email lehelp@hotmail.com, leandro@help-sc.com.br

Rosana disse...

Oi pessoal,

Alguem pode me enviar a planilha com os indicadores para o e-mail rovellucci@gmail.com.

Obrigada!

BiancaGodoy disse...

Boa tarde poderiam enviar a planilha com os indicadores para o email marcio.godoy@ig.com.br

Marcio

Bel Lucyk disse...

boa tarde, poderiam me enviar a planilha? bleulucyk@gmail.com

Obrigada, Isabel

Unknown disse...

Bom dia. Gostaria de receber a planilha. Email: bruno82_br@yahoo.com.br

Obrigado e parabéns pelo blog.

Analice disse...

Olá gostaria de dizer que gostei muito do post e que gostaria de solicitar a planilha.
Desde já agradeço!

analicecso@gmail.com

Zildene Oliveira disse...

Boa Tarde!! por gentileza alguém poderia me enviar esta planilha de indicadores. Desde já agradeço. Segue contato: zillbue@terra.com.br

Jéssica disse...

Boa tarde! Por favor alguém, me envia planilha de indicadores?!
jessicamartinsmc@gmail.com

Jovanes Oliveira disse...

Boa Noite!! por gentileza alguém poderia me enviar esta planilha de indicadores. Desde já agradeço. Segue contato: jovanes1305@gmail.com

Gustavo Lopes disse...

Eu gostaria da planilha: gus.direito@gmail.com. Abraços

Aulas de Informatícas disse...

Alguém pode me enviar a planilha de indicadores edfreis@ig.com.br

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO