Tecnologia do Blogger.

domingo, 21 de março de 2010

As mulheres dominam o RH

Pesquisa realizada pela ABRH Nacional revela a predominância das mulheres na área de recursos humanos. Historicamente, a profissão é identificada com o sexo feminino, pois cuida de um dos patrimônios mais importantes da empresa, o capital humano, além da carreira de Psicologia também predominante pelo mesmo gênero.

Segundo os dados da pesquisa, elas representam 66% destes profissionais. E em relação à idade, é possível dizer que essas são jovens. Das 1979 pessoas entrevistadas, quase metade tem entre 18 e 32 anos.



Socialmente, as mulheres são responsáveis para dar atenção à família e principalmente atenção aos filhos. Este pode ser um dos argumentos para a predominância feminina. A área de RH basicamente é voltada ao atendimento das pessoas em suas necessidades e seu desenvolvimento, envolvidos em processos seletivos, programas de qualidade de vida, dinâmicas de grupo, avaliações e feedback, com os quais devidos o convívio social a mulher tem mais habilidade.

Além disso, há um conjunto de competências que aparece mais em mulheres. A visão emocional dos fatos, a intuição e o acolhimento das pessoas são algumas dessas competências e como o RH lida com gente pode haver alguma relação.

Logo, o maior exemplo é reflexo na própria presidência da ABRH. Pela primeira vez em 45 anos, a associação elegeu uma mulher para liderar a organização. Outro referencial é o CONARH, no qual dos cerca de 12 mil participantes, mais de 60% eram do sexo feminino.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO