Tecnologia do Blogger.

sábado, 20 de março de 2010

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos


Uma das perguntas mais freqüentes na comunidade de RH no Orkut é sobre o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Grande quantidade dos estudantes se interessa pela área e questionam informações sobre a duração do curso, as matérias e o campo de trabalho.

A duração do curso tecnológico é de dois anos. O curso é formado geralmente por quatro módulos certificados semestralmente: 1) visão sistêmica das organizações; 2) processos de recursos humanos e relações trabalhistas; 3) gestão de talentos; e 4) políticas estratégias de recursos humanos. Nos módulos são abordadas matérias de contabilidade, administração empresarial, informática, legislação trabalhista e práticas do departamento pessoal. Por ser um curso de nível superior, o MEC garante a educação continuado nos cursos lato senso (pós-graduação e MBA) e scricto senso (mestrado e doutorado).


Os profissionais de Recursos Humanos além de elaborarem planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, treinamento e avaliação também desenvolvem planos de carreira nas organizações e analisam estratégias institucionais da companhia. É função desse profissional gerenciar pessoal e administrar as potencialidades de processos organizacionais.

O mercado de trabalho é muito promissor. Ele poderá atuar em qualquer tipo de organização como consultor de recrutamento e seleção, analista de RH, assistente de departamento pessoal, supervisor de cargos/salários/benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente ou diretor de recursos humanos.

Por fim, destaca-se a nova Resolução Normativa do Conselho Federal de Administração (CFA). O órgão registrará esse profissional de nível superior reconhecido pelo MEC nos devidos conselhos regionais. A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) também estuda uma implementação de uma certificação nacional para os profissionais atuantes na área.

Espero ter sanado todos os pontos. Para quem tiver mais alguma dúvida, escreva-a nos comentários que responderei o mais breve possível.

11 Comentários:

Compartilhando disse...

Muitissimo esclarecedor!
Gostaria de saber o nome do autor do texto, pois pretendo repassar para os amigos de RH e quero dar o devido crédito.
Grata!
Maria Isabel Accioly

Paulista disse...

Olá Maria Isabel,

Obrigado pelo seu comentário.

O texto é de minha própria autoria (Emerson)com algumas informações do guia de profissões Abril.

Você poderá também acompanhar o tema tecnólogo em RH na nossa comunidade no Orkut. Segue o link:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=71849&tid=5450414211570160066

Damaris disse...

Olá!!!

Estou cursando tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, 1º semestre ainda...mas a faculdade é ótima e estou adorando fazer o curso.
E realmente a sala é composta por 99% de mulheres como a postagem anterior comentou.
Adorei esse blog. Vou passear por aqui sempre!!
Obrigada

Recursos Humanos disse...

Olá Damaris, realmente as mulheres estão dominando o RH.
.
Outra coisa, já que você se tornou uma seguidora do blog mande um e-mail para causosderh@gmail.com (assunto PLANILHA)que receberá uma planilha excel com 105 indicadores de desempenho para Recursos Humanos.
.
Válido para todas as pessoas seguidoras e que mandarem o e-mail.
.
Continue participando!

Lillian Kelly disse...

Sou Lillian Kelly, estudante do CST-Gestão de RH, na UNP Mossor´-RN, na minha sala há cerca de 50 mulheres e nenhum homen, quero tambem divulgar a minha comunidade do orkut para os interessados, Gestor de Recursos Humanos ... obrigada!!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99628406

Recursos Humanos disse...

Olá Lilian,

Obrigado pelo teu comentário! Já me tornei um membro da comunidade.

Abraços!

Recursos Humanos disse...

Olá,
Sou Leunai Taborda, me formei em Gestão de Rh no fim de 2008, quando começei fazer esse curso tive bastante dificuldade para encontrar estágio na área, porém nesse último ano venho observando no mercado uma grande mudança, uma grande oferta. Com isso podemos dizer, que as empresas estão reconhecendo mais esse profissional, estão buscando pessoas com esse conhecimento e perfil..., e como ja foi mencionado as mulheres são maioria, na minha sala tinhas apenas 4 homens e 26 mulheres, eu adoro esse curso , kkkk.

Maria Claudicéia disse...

Olá,meu nome é Claudicéia, minha formação é em Psicologia e agora gostaria de faer uma pós em Gestãod e RH, ou curso de tecnológo em RH.

Gostaria de saber se tem indicações sobre os cursos/instituições que oferecem os mais práticos e bem conceituados nesta área.

Grata,
Claudicéia

nany disse...

ola, meu nome é elane estou querendo fazer o curso de gestao de rh porem tenho uma duvida, é necessario ter um curso tecnico da area antes de fazer o tecnológo , e existe graduaçao tradicional nessa área ?
grata

kary disse...

bom dia meu nome é Karina
e estou querendo fazer gestão de recursos humanos a distancia o que vcs acham?
bjs

Josielton disse...

Querida Kary aqui vai a dica de um formado em Gestão em RH. se o seu tempo permitir não dispense a vivência em sala de aula , principalmente em Recursos Humanos. Com certeza não se arrependerá se fizer presencial...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO