Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FILMES PARA TREINEMENTO: Enron - os mais espertos da sala

O documentário "Enron - os mais espertos da sala" faz parte da tradição de produções norte-americanas do tipo Michael Moore, filmar "o que há de podre no Reino da Dinamarca". Poucas eram as pessoas que sabiam das fraudes nos balancetes da empresa e das negociatas políticas em que estavam envolvidas a companhia.

Entre os anos de 1990 e início do século XXI, utilizando de esquemas fraudulentos na contabilidade, a Enron inflou seus projetos e potencial financeiro ganhando visibilidade mundial pela capacidade de gerar lucros. Sendo assim, tornou-se a empresa mais rentável entre todas as possibilidades de investimentos na bolsa de valores dos EUA. Com a lucratividade tão grande, logo projetou-se mundialmente nas mais diversas regiões do planeta.


Planos fracassados nas mãos de outras empresas foram comprados pela Enron e logo se tornaram lucrativos projetos. Ninguém conseguia entender ao certo, mas a mídia escrita, televisiva, radiofônica e mesmo a internet não paravam de destacar o sucesso da Enron, alardeando que a empresa representava tudo o que havia de mais moderno e qualificado em termos de moderna gestão de empreendimentos.

O nível de ousadia e atrevimento, sem mencionar a aula de malandragem e a total ausência de escrúpulos e caráter, por parte dos mentores de toda essa fraude era tão grandioso que até mesmo experientes executivos, mentores de bancos e empresas de médio e grande porte, acabaram se associando a Enron. Vale ressaltar que o Estado da Califórnia havia penada pela crise dos apagões e blecautes além do aumento nos preços da energia elétrica a mando dos chefões da empresa.

Estavam sendo ludibriados o tempo todo. E aqueles poucos que levantavam suspeitas a respeito do sucesso da Enron logo eram chamados de invejosos e de arautos do fracasso. Quando a fraude começou a ser descoberta, muitos executivos se suicidaram já que passariam o resto de suas vidas na cadeia multiplicado pelos milhares de protestos de pessoas lesadas no país.
 
Quando as máscaras caíram e tornou-se insustentável a farsa, o mercado norte-americano e internacional levou um enorme susto e um tombo de consideráveis proporções. “Os mais espertos da sala” foram pegos com a “boca na botija” e a “menina dos olhos” da economia norte-americana durante quase uma década faliu da noite para o dia.
 
TRAILER DO FILME


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO