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sexta-feira, 30 de abril de 2010

LinkedIn: quem indica digital


Você conhece o LinkedIn? Se não, é melhor você se inscrever e começar a fazer suas conexões. Para fazer parte CLIQUE AQUI. O LinkedIn é a mais nova rede social mundial desenvolvida para contatos profissionais, agora também em português.

O objetivo do LinkedIn é facilitar a procura de profissionais disponíveis e de confiança através de uma rede de conexões. De forma fácil e intuitiva, você pode construir sua rede através de contatos do MSN, Google, Yahoo e fazer consultas bastante refinadas, inclusive por nome de empresas, criação e participação de grupos, indicação e recomendação profissional e muito mais, inclusive painel exclusivo de vagas com busca avançada.  Você pode aproveitar e criar sua conta por lá, há um plano que é gratuito, e que embora limitado, atende a maioria dos perfis.

Esta lista de conexões pode então ser usada de vários modos:
  • Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro e assim por diante facilitam com que você possa conhecer alguém através de seus contatos mútuos.
  • Isso pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos.
  • Empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.
  • Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

Na verdade, o LinkedIn não é uma plataforma de emprego. A idéia é conectar pessoas, profissionais e estudantes a se relacionarem e, indiretamente, dar lugar a trabalho entre todas as partes. Nessa rede, o seu currículo ficará disponível e através dos seus contatos poderá receber recomendações que auxiliará outras pessoas que procuram o seu perfil profissional. Sendo assim, torna-se o QI (Quem Indica) digital.
Ao contrário de outras redes sociais, o LinkedIn utiliza uma plataforma de recomendações que é extremamente poderosa e funcional. Ao recomendar outro profissional você está a assegurar um voto de confiança que mais tarde poderá ser tido em conta na hora de uma empresa o contratar para um determinado serviço. Neste caso das recomendações, quantas mais, melhor.
Como o LinkedIn é extremamente completo, ficam aqui mais algumas dicas para executar:
  • Procure analisar conscientemente todo o seu perfil. Coloque-se no papel de uma empresa e questione-se se por ventura você teria interesse em contratar-se a si próprio. Coloque também o seu perfil nas mãos de outras pessoas (amigos, família, etc.) e questione-os sobre a sua simplicidade e funcionalismo. Se não estiver de acordo com os seus objetivos, reescreva-o e procure limar as arestas necessárias.
  • Não se esqueça de adicionar os endereços de RSS dos seus blogs.
  • Procure adicionar uma fotografia, onde esteja presente somente você. Se por ventura não tiver nenhuma, equacione utilizar a webcam ou pedir a alguém que lhe tire uma fotografia. Fazer upload de fotografias de grupo é colocar o seu perfil imediatamente de lado.
  • Escreva algumas recomendações de qualidade para amigos e conhecidos que já tenha na sua rede de contatos. Alguns deles, dependendo do seu profissionalismo e objetivos, poderão responder-lhe com uma recomendação também. Se por ventura não o fizerem, não leve isso a peito.
  • Procure ir aumentando a sua rede de contactos dentro do LinkedIn. Todos seus amigos e conhecidos levam-no a outros tantos perfis de pessoas que por ventura você até conhece ou já ouviu falar.
  • Continue a analisar regularmente o seu perfil e a atualizá-lo sempre que necessário. Ele poderá ser a sua porta de entrada para a prestação de serviços externos.

Se você já é usuário do serviço, adicione-me CLICANDO AQUI.  Acesse também a comunidade de Recursos Humanos CLICANDO AQUI.

E você, o que acha dessa nova rede social?

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