Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

FILMES PARA TREINAMENTO: O Diabo veste Prada

"O emprego dos sonhos vem com o pesadelo do chefe". Essa é a frase do filme O Diabo veste prada indicado pela Patrícia Oliveira via e-mail. Como indica o título, trata-se do mundo da alta-costura e sobre as agruras de se ter um chefe infernal. Como se pode ver, a frase mais ou menos resume o roteiro todo. 

O Diabo Veste Prada é baseado no best-seller homônimo de Lauren Weisbeger, jornalista recém-formada que trabalhou durante um ano como assistente da todo-poderosa editora da Vogue americana, Anna Wintour. Após ser obrigada a ingerir o pão que o diabo amassou, Lauren se demite e decide se vingar da chefe escrevendo um romance. O que se vê no livro - e agora no filme - é a visão de alguém que viveu dentro do ambiente insanamente tenso que uma chefe loucamente exigente é capaz de criar. 

  
A trama do filme é a seguinte: Andy Sachs (a atriz Anne Hathaway) acaba de se formar pela Universidade Northwestern. Embora saiba muito pouco sobre moda, vai trabalhar como assistente de Miranda, editora todo-poderosa da revista Runway

Andy pensa que um ano trabalhando na Runway vai enriquecer seu currículo e ajudá-la a alcançar sua meta de conseguir um emprego de repórter na revista New Yorker. O problema é que Andy é totalmente inapropriada para seu novo emprego. 

Nigel (Stanley Tucci, perfeito no papel), o braço direito de Miranda, olha para Andy e percebe o que está por vir. Mas são justamente sua ingenuidade e sua falta de conhecimento de moda que acabam garantindo o emprego a Andy. Todas as assistentes anteriores de Miranda, fashionistas devotas que corriam para cá e para lá em seus saltos-agulha, a decepcionaram. Então por que não experimentar a nerd. Instalada na revista como assistente No. 2, subordinada à assistente No. 1, Andy é rapidamente submetida aos rigores do temperamento de Miranda. 


O problema é que a moda é um negócio sério nos Estados Unidos, e a Runway pretende se manter no posto de "bíblia desse mundinho". Os padrões elevados só poderiam ser mantidos por uma editora "assassina". Por isso, Miranda priorizam o trabalho, sempre. Todo o resto - marido, gêmeos e qualquer vida social fora do mundo fashion, no caso de Miranda, e, no de Anne, seu namorado (Adrian Grenier), amigos (Tracie Thoms, Rich Sommer) e um escritor sedutor (Simon Baker), vêm em um segundo lugar muito distante. 

Com o tempo, fica claro que existe uma razão por trás da atitude insana de Miranda. Suas exigências incessantes são testes que visam expurgar da revista os funcionários que não estiverem à altura de sua própria busca implacável pela perfeição. É um filme que além de analisar o recrutamento e seleção também serve para refletir sobre liderança, autoridade, responsabilidade e clima organizacional.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LIVRO: Causos de RH

LIVRO: Causos de RH 2

LIVRO: Causos de RH 3

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO